Você sabia que sua empresa pode estar em risco e conter passivos jurídicos ou financeiros ocultos?
Sabia que o projeto de compliance auxilia sua empresa a identificar os riscos, parametrizar seu negócio ou setores e ainda promover retornos financeiros diretos e indiretos?
O Diagnóstico Organizacional – Compliance é o processo de análise da situação atual da empresa em relação à sua estrutura legal de forma latu, ou seja, identificando falhas e oportunidades, por meio de procedimento de avaliação de todas as áreas do negócio e auditoria de todos os processos ou procedimentos internos que o empreendimento responde e qual seu impacto no resultado financeiro ou risco jurídico do negócio.
O Compliance está voltado para programar ações de melhoria e planejamento do trabalho da empresa de forma ampla e geral, impulsionando a equipe de trabalho em direção à missão e objetivos estratégicos do negócio, apontando medidas preventivas, corretivas, trazendo a base jurídica para a matriz de resultados financeiros (ganhos, perdas, oportunidades).
Análise do quadro de pessoal da empresa. Forma de contratação, riscos trabalhistas, criação/adequação contratos de trabalho na modalidade de CLT ou PJ
Análise quadro societário da empresa e apontamento de eventuais alterações com ganhos fiscais, caso seja viável
Análise/apropriação de demandas jurídicas gerais e métrica de impactos e oportunidades
Análise/rastreamento recuperação tributária geral e oportunidades de ganhos financeiros – Fisco Estadual e Federal
Análise documentação financeira e fiscal da empresa junto à Receita Federal de forma retroativa para validação de eventuais riscos de autuações e parametrizações necessárias
Análise de contratos com fornecedores gerais e eventuais correções/criação de minutas necessárias
Análise de contratos de clientes e eventuais correções/criação de minutas necessárias – Foco comercial
Análise, elaboração de termos e contratos de sigilo de dados de clientes, funcionários e fornecedores – obrigatório pela Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD
Auditoria, análise e registro de marcas e patentes da empresa – INPI
Auditoria, análise, diretrizes gerais e criação de procedimentos necessários nos setores de Departamento Pessoal, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e outros coligados
Criação e validação de organogramas organizacionais
Circularização áreas do negócio e análise risco de forma ampla, com apresentação de diagnósticos e planos de ação com medidas de correção